Conhecendo um pouco mais sobre as leveduras da Lallemand
Muitos não conhecem exatamente sobre as variedades de leveduras que são produzidas pela Lallemand e decidi falar um pouco sobre elas para facilitar a vida dos nossos cervejeiros.
O Grupo Lallemand Inc. existe desde 1915. Está presente no
mundo todo e seus produtos são largamente utilizados na indústria de alimentos
(pães, bebidas fermentadas e probióticos), na nutrição animal e na produção de
álcool combustível.
O grupo é especialista no desenvolvimento e produção de leveduras e
fermentos lácticos. Trabalha em parceria com cerca de 70 instituições de
pesquisa e universidades na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul.
Hoje, é líder mundial do setor e oferece grande variedade de produtos com
eficácia comprovada no laboratório e no campo.
No ano de 2000 a Lallemand comprou uma participação majoritária da Siebel Institute of Technoligy, a mais antiga escola de cerveja dos EUA. Fundado em 1872, o Instituto Siebel atualmente oferece serviços em leveduras, DNA, avaliação e análises em cervejas, formulações de cervejas, consultorias, além de formar inúmeros Sommeliers em Cervejas e Mestres Cervejeiros, o qual tem parceria coma Doemens Academy da Alemanha.
O fermento que vou comentar hoje é o Nottingham. Ele é uma levedura incrivelmente versátil, com alta floculação, atenuação complexa e produz cervejas com baixas concentrações de aromas frutados e esterificados e com isto resultando em cervejas neutras que beneficiam o sabor e aromas naturais dos lúpulos e dos maltes utilizados na receita.
Muita gente não sabe, mas apesar de ser uma levedura ALE, ou seja, indicado para cervejas de alta fermentação, ele também atua, e muito bem, em cervejas LAGER. O range de temperatura indicado para o trabalho para o Nottingham está entre 10C e 23C, conforme imagem abaixo.
Reparem que o extrato final é muito semelhante em todas os mostos o que indica o alto desempenho desta cepa.
Bem, então se você deseja fazer uma LAGER ou ALE, o fermento Nottingham é uma boa opção.
ArteBrew - Nosso Negócio é a Sua Cerveja
www.artebrew.com.br
Marcadores: agromalte, artebrew, cerveja, cerveja artesanal, cerveja caseira, cevada, como fazer cerveja, curso de cerveja, fermento cervejeiro, lallemand, levedura para cerveja, lupulo, malte, nottingham, weyermann