segunda-feira, 5 de maio de 2014

Harmonização e Degustação de cervejas com comida japonesa

Semana passado ocorreu a Harmonização e Degustação de cervejas no restaurante Kindai como comentamos, estive presente com a família Landini, da Arte Brew e nos divertimos muito.
Sinceramente não acreditava que comida japonesa pudesse combinar tão bem com cervejas e fui positivamente surpreendida. Além do evento ter sido muito interessante e ter tido uma mini palestra do Beer Sommelier Alexandre Martini , a harmonia das comidas e das bebidas foi perfeita, minha única restrição foram o tamanho das porções.
Foram servidos 4 pratos e 4 cervejas diferente como mostra esse folheto deixado nas mesas:
O primeiro prato foi um ceviche de salmão com peixe branco muito saboroso acompanhado de Hoegaarden, uma cerveja de origem belga do estilo Witbier , com coloração amarelo clara, espuma branca e persistente. Sua receita é composta por sementes de coentro e raspas de laranja, com aroma de malte, lúpulos nobres e especiarias. Oferece um sabor suave, doce e levemente ácido, muito refrescante também oferecendo drinkability (palavra do inglês que indica o quanto uma bebida é agradável).
O segundo prato era composto por um combinado de salmão bem tradicional servido com Spaten Oktoberfest/Marzen, um cerveja alemã com cor dourada e translúcida com muita espuma.O nome Marzen é do alemão Março, mês da produção da cerveja, escolhido para facilitar a conservação nos meses de verão, já que quando o estilo foi criado durante a Oktoberfest  não haviam técnicas de refrigeração o que também trouxe maior quantidade de lúpus e álcool. A Spaten traz aromas de malte, lúpulos nobres herbais e florais, carbonatação alta e refrescante.
A terceira harmonização trouxe contraste, uma porção de hot roll e a cerveja Leffe, a mais vendida no mundo . A Leffe é uma cerveja belga do estilo Belgian Dubbel com coloração marrom escura e espuma bege volumosa.Tem aroma de fermento, caramelo e especiarias , o sabor é encorpado com notas de baunilha e cravo da índia com final levemente adocicado e depois seco, proporcionando uma sensação de aquecimento.
Cervejas escuras como a Leffe trazem consigo um mito, o de que melhoram a amamentação.Esse mito tem um fundo de verdade, o que acontece é que a cerveja tem álcool e se este for consumido em pequenas quantidades pode deixar o leite com o composto que dá sono e faz o bebê dormir melhor.
E pra fechar a degustação,tomamos a Franziscaner Dunkel com bananas caramelizadas que foi minha favorita.A cerveja do tipo Weissbier apresenta cor caramelo e aspecto opaco, com um sabor mais intenso de malte do que as cervejas do tipo Heffe e também oferece um sabor marcante devido a presença de trigo torrado.
Além de ter sido a minha top 1 a Franziscaner Dunkel tem uma peculiaridade, depois de servida, de preferência em copo próprio, deve-se fazer movimentos circulares com a embalagem para que a levedura, depositada ao fundo, se misture ao restante do líquido, quando então se serve o que restou na garrafa, formando uma deliciosa espuma.
O copo ideal tem um formato mais alongado e parte superior mais bojuda do que os copos comuns para evidenciar a espuma densa. Ela protege a temperatura e mantém o sabor e o aroma da cerveja. Detalhe: a tradição alemã diz que o brinde deve ser feito com a parte inferior do copo.
E assim terminamos nosso jantar, uma experiência muito agradável que esperamos repetir em breve se não no Kindai, em algum outro restaurante. E fica a dica, agora o restaurante do hotel Vitória já tem uma carta de cervejas diferenciadas além dessas que experimentamos, aproveitem!

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home