quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sugestões de uso do açúcar


Agora que as idéias de produção de cerveja estão fervendo na sua cabeça, nós vamos ter que descobrir como usá-las. Como regra geral, não exceda 20% dos fermentáveis, 10% a 20% parecem ser a quantidade certa para obter algum efeito  e / ou sabor discernível. Claro que o mais leve deles vai contribuir com pouco ou nenhum sabor.

Somente o uso de maltes especiais pode não ser adequado se você desejar adicionar um forte sabor do açúcar, sem comprometer o paladar.

Como homebrewing é uma arte, o preparo e a adição de ingredientes também são bem divertido. Seguem aqui algumas considerações:

Por influência do fogo na panela, onde haverá caramelização e formação de melanoidina, adicione o açúcar fracionado e deixe ferver por 10 minutos antes de continuar o segundo turno .Se estiver usando  itens mais caros, como o néctar de agave ou xarope de bordo, pense sobre a divisão do lote e fermentação de 1 a 3 litros separadamente para maximizar a sua contribuição. Estes açúcares , bem como o mel, são melhor adicionados nas fermentações primárias ou secundárias para manter um sabor delicado.

Um quilo de açúcar qualquer contribuirá entre 1.036 e 1.046 pontos de gravidade para cada 20 litros de mosto, ou 1,007-1,009 por 5 litros. A diferença de 0,002 entre os dois é negligenciável. A maioria dos xaropes de açúcar tem uma OG de cerca de 1,400-1,500, então 1 xícara será igual a cerca de 12 onças.

É difícil fazer recomendações vastas ou classificar os muitos tipos de açúcares e suas potenciais aplicações, mas a seguir segue um relato das minhas experiências. Alguns açúcares são versáteis como (mel, dextrose) enquanto outros podem ser exagerados como (melaço e melado escuro). A rapadura vem em diferentes cores dependendo do método de  processamento ​​e terá um sabor mais ou menos forte de acordo com o processo. Use o seu bom senso para combinar o açúcar e a cerveja para começar (açúcar leve e cerveja leve, médio com médio...).Basicamente, sigo um trio de receitas que me serviram muito bem, mas você deve seguir seus instintos, existe uma infinidade de possibilidade de receitas, fique à vontade e divirta-se!
O uso dos açúcares
Dextrose, açúcar de mesa, açúcar de beterrava, xarope de milho, xarope de arroz: Claream o corpo e aumentam o álcool com sabor mínimo, podem ser usados em praticamente qualquer cerveja. Ex: cerveja dourada forte, loira belga, tripel, creme inglesa, cerveja pilsen são as melhores.
Mel, xarope de bordo, néctar de agave, xarope dourado, xarope de arroz marrom: Um personagem sutil, pode ser adicionado na cerveja muito escura. Méis varietais podem ser leves, médios ou fortes com sabor (trigo, abacate). Melhor para versões leves de cor marrom mas pode servir também em outros sabores de cerveja. Ex: cervejas de trigo, cervejas belgas leves, pálido, pale amber e brown ale.
Demarara, açúcar mascavo claro, xarope âmbar belga :  "melaços" light, amanteigados ou com notas caramelizadas, embora bastante sutis e muito versáteis.
Ex: As belgas Dubbel e Quadrupel, cervejas americanas do tipo pale e  âmbar, Barley Wine, IPA ou imperial IPA.
Açúcar de palma, açúcar mascavo, rapadura, açúcar de tâmara, tâmara em calda: são incomuns, porém muito saborosos. São mais robustos semelhantes aqueles acima. Caramelo com sabor doce, notas de frutas escuras, baunilha e rum. Combinam com Old Ale , Dubbel ou Quadrupel, Brown Ale, Black Ale e  Doppelbock.
Açúcar mascavo, açúcar belga escuro e xarope: tem sabor bastante agressivo. O açúcar mascavo traz um fruto escuro,  melaço , sabores e aromas como de Rummy. Os açúcares belgas são limpos com  destaque de caramelo e frutas escuras. Combinam com ales belgas escuras, Old Ale, Brown Ale, Porter, Stout, Doppelbock, Barleywine e Baltic Porter.

Melaço, melado, xarope de sorgo: trazem grande efeito  mesmo em pequenas quantidades e podem ser enjoativos se exagerados. Na medida perfeita oferece sabores complexos que poucos outros ingredientes tem. Xarope de sorgo é o menos amargo. Um blende com maltes de caramelo escuro, melaço e xarope de sorgo aumentam o gosto de Rummy e caráter escuro fruto desses grãos, bem como dar um toque de alcaçuz preto e anis picante. Comece com cerca de 1 ¼ xícaras (15 onças) de um lote de 5 litros em uma Robust Porter  ou Imperial Stout e um pouco menos na Baltic Porter ou Old Ale.

Este texto é um versão traduzida do site All About Beer .

Marcadores: , , , , , , , , , , ,

2 Comments:

Blogger Camila said...

Olá Afonso! Estou montando uma receita de Brown Porter com melado e queria saber em que momento você recomenda a adição deste ingrediente: na mostura, junto com os maltes, na fermentação, como "dry hopping"...? Obrigada

25 de outubro de 2018 às 12:00  
Blogger CIPRIANO VIDEOS said...

Pelo que entendi da explicação você acrescentaria dez minutos antes do final da fervura. Para evitar mudanças nas características do melado.
Achei a quantidade um pouco demasiada na ordem de 425 gr (15 onças) para cada 5 litros um pouco exagerada mas como ele disse, cada um faz do jeito que lhe agrada.

5 de novembro de 2018 às 21:59  

Postar um comentário

<< Home