quarta-feira, 18 de março de 2015

Até padres entram na dança da cerveja artesanal

A cerveja trapista é um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista desde aproximadamente 1800 . Dos 171 mosteiros trapistas existentes no mundo apenas dez são autorizados a marcar suas cervejas com o selo de autenticidade trapista, garantindo a origem monástica de sua produção.
E agora o Brasil tem uma cerveja similar a trapista pra chamar de sua , uma fábrica de cerveja artesanal funciona no convento construído por religiosos holandeses da Congregação Redentorista, na Igreja de Nossa Senhora da Glória em Juiz de Fora.O trabalho é conduzido pelo padre Flávio Campos, que vai a cidade duas vezes por ano para produzir a Hofbauer. Para a produção, que exigiu pesquisa e apoio de cervejeiros, há uma benção, que consta no Ritual Romano, que é um livro que reúne os ritos da Igreja Católica.
Cerveja artesanal é produzida na Igreja da Glória em Juiz de Fora
(Foto: Reprodução/ TV Integração)
Na Idade Média, a cerveja era fabricada por religiosos em mosteiros e conventos. O padre contou que a forma de produção é muito antiga e totalmente artesanal.
A produção chegou a Juiz de Fora através dos missionários que se estabeleceram na cidade. Os holandeses passaram os ensinamentos aos brasileiros, no entanto em 1994 houve uma pausa nessa produção que foi retomada em 2009.Então foi necessária muita pesquisa para descobrir a forma correta e adequada de realizar o trabalho.
O processo exige força para bombear a cerveja e para engarrafar também. Para retomar a produção, o padre contou com a receita original e com a ajuda de cervejeiros da cidade, como Cristiam Rocha. “O primeiro grande desafio foi desvendar um processo de produção em um equipamento de 120 anos e que, apesar de toda essa defasagem tecnológica e temporal, é um equipamento extremamente eficiente”, explicou.Essa produção na cidade é de grande importância cultural afinal não existe registro de outra produção dessa operando fora da Europa. 

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home