segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A fase delicada da fabricação caseira

A fase mais delicada da fabricação caseira é a transição do quente para o frio, que acontece no final da fervura e o início da fermentação .
No momento da fervura, você pode descontrair e relaxar um pouco, talvez até adicionar mais lúpulo.
Já no final do processo temos o processo mais estático da fabricação de cerveja . Até aqui você fez o seu trabalho e o resto é por conta do fermento . Esse período é o que chamamos de transição.


Fonte: Home Brew Talk

Porque é que esta fase tão importante? Por muitos motivos:
  •  Você arrefecer a cerveja a torna muito suscetível à infecção por isso devemos ter muito cuidado agora. 
  • Sim , a fermentação está a cargo das leveduras, mas, como um bom chefe , você deve guiar seus trabalhadores para o sucesso. Falhe ao definir as condições adequadas e sua cerveja vai pagar o preço . 
  • Há muita coisa acontecendo, dependendo de quão bem preparado você está esse momento pode ser totalmente caótico.  
  • Já que estamos no fim da sua preparação você provavelmente está exausto, e talvez até um pouco bêbado e por isso é muito fácil de esquecer alguma coisa neste momento. 
Por isso seguem aqui uma lista de materiais que você deve deixar a mão e já higienizados: fermentador, funil, lúpulo, tubos, equipamento de aeração,  colher para whirlpool , termômetro e câmara de fermentação.
A maneira mais infalível para lembrar de tudo é trabalhar a partir de uma lista de verificação. 

Prepare-se para a decolagem
Esta etapa , ou etapas, fazem a maior diferença na qualidade da  cerveja. Você precisa definir as condições ideais para a fermentação.

Fonte: Home Brew Talk
Aqui estão os principais passos para se preparar para a fermentação :
  • Reserve fermento suficiente. Use uma calculadora de levedura para descobrir o quanto você precisa. Em suma : utilize somente fermento limpo e saudável. 
  • Arejar usando oxigênio puro é o ideal, mas se não for possível chacoalhe o fermentador por pelo menos 60 segundos. 
  • Aumentando a temperatura - escolha uma temperatura e faça o melhor para atingi-la .
  • A temperatura de fermentação - você nem sempre fermenta à temperatura exata. Uma prática comum é deixar a cerveja esquentar para um temperatura superior. É uma boa idéia iniciar a fermentação com um planejamento de qual temperatura  você quer alcançar.
***Esse texto é baseado no texto de Billy Broas, líder da Academia de Homebrew , onde você pode encontrar dicas , vídeos e cursos online para cervejas de classe. Ele é co- autor do livro Craft Beer para o homebrewer, um juiz certificado de BJCP , e sua filosofia de cerveja é que " todos nós devemos ser geeks de cerveja , não snobs de cerveja. "

Marcadores: , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home