segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cerveja e saúde combinam!

Durante o VII Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde Cientistas, especialistas em medicina e nutrição confirmaram os efeitos benéficos do consumo moderado de cerveja, entre eles a prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios, e excluíram o mito da “barriga de cerveja”.

O médico  espanhol Ramón Estruch, do Hospital Clínic de Barcelona ainda afirmou:“o consumo moderado de cerveja junto a uma dieta saudável, como a mediterrânea, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores como o infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral”.

Segundo ele, estudos demonstraram ainda que a cerveja sem álcool também tem um efeito protetor para doenças cardiovasculares. A diretora do Centro de Pesquisa de Barcelona, destacou que a ingestão moderada de cerveja pode “favorecer a função cardíaca global” com quantidades consideradas moderadas, são elas:
  • 2 chopps para os homens/dia
  • 1 chopp para mulheres/dia
Esses benefícios vem com os polifenóis, que em geral são encontrados em alimentos de origem vegetal mas também presentes na cerveja, e reduzem os riscos de AVC e câncer, devido a suas propriedades antioxidantes.Além disso hoje em dia alguns atletas se utilizam da reidratação com cerveja, que foi outro dos aspectos destacados no evento, afinal ao contrário de outras bebidas alcoólicas, a cerveja apresenta pouca quantidade de álcool e muita quantidade de água (95%) e potássio, capaz de reidratar os esportistas. Dado que o exercício prolongado aumenta o risco de doenças nas vias respiratórias superiores, a cerveja se coloca como um complemento alimentar propício a reduzir sua inflamação e infecção, já que contém compostos polifenóis, como já dissemos.

Em contrapartida  o consumo excessivo de qualquer tipo de álcool pode levar ao aumento de peso, mas não se feito de forma moderada.Assim fica nossa dica de saúde e um brinde a essa bebida tão maravilhosa!

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home