quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Do campo ao copo

Tomar cerveja é um hábito muito brasileiro e cabe em inúmeras situações, o churrasco de domingo, o happy hour , no bate-papo descompromissado, em dias de jogo...Enfim é uma bebida que combina muito bem com nosso clima e nossos pratos.
O que nem todo mundo sabe é que o caminho dessa bebida até a mesa não é tão simples assim. Tudo começa no campo com os agricultores e nas cervejas industriais passam-se muitas etapas com especialistas de diversas áreas até a cerveja chegar na sua mesa.
Há algum tempo acompanhamos uma brassagem com nosso amigo Leandro Landgraf e podemos garantir que o processo é lento, quase uma tarde inteira, mas o resultado vale a pena!

Início da brassagem
Separação do lúpulo
Com ingredientes naturais e cerca de 90% de água na receita também usamos cevada, trigo e o lúpulo, cultivados com dedicação de milhares de agricultores.A cevada é transformada em malte que é misturado à agua quente e ao lúpulo.Em seguida há a fermentação, que é o momento de refinar o sabor. A filtragem dá o toque final, deixando a cerveja transparente e brilhante, prontinha para o consumo.
Para ter qualidade no produto final, mesmo em produções caseiras existe um controle, a maioria dos homebrewers usa testes simples com o olfato e a coloração.
Depois de todos os procedimentos é necessário embalar o produto final, o que exige o mesmo rigor dos passos anteriores.Garrafas, latas e barris garantem a estabilidade e qualidade da cerveja.No caso do Leandro ele, armazena suas garrafas num quartinho escuro para maior durabilidade.
Depois de aprender um pouco mais sobre a produção artesanal, agora é só gelar a sua cerveja para relaxar e comemorar bons momentos.
Um brinde a saúde!


Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home