domingo, 5 de julho de 2015

A cerveja Pilsen


Cerveja Pilsen aqui no Brasil nem sempre é o que parece , o termo é bastante antigo e foi um divisor na fabricação de cervejas, vamos descobrir porque.
A história toda começa em 1838 , na cidade de Pilsen, República Tcheca. Na época as cervejarias da região estavam enfrentando dificuldades no processo de fabricação e muitas cervejas saiam contaminadas, então para acabar com esse problema chamaram o mestre cervejeiro, Josef Groll, um especialista, para que eles descobrisse o que estava acontecendo.
O mestre não só conseguiu descobrir o problema como 4 anos mais tarde acabou criando um novo estilo de cerveja. Esse estilo é a nossa conhecida cerveja Pilsen, dourada, clara e límpida, muito diferente das cervejas da época que eram escuras e turvas. Essa foi uma das primeiras cervejas fermentadas e armazenadas em baixa temperatura (família das lagers).
O nome Pilsen Urquell vem do alemão e significa "Pilsen da fonte original" e foi e é um grande sucesso, na época foi exportada para outros países afinal todos queriam conhecer a cerveja que tinha cor de ouro!
Aqui no Brasil o termo Pilsen é muito usado por cervejarias comerciais e estampado em seus rótulos mais populares, porém seu uso é incorreto uma vez que verdadeiramente elas não tem nada a ver com a receita original, nem em fórmula e nem em sabor. As cervejarias apenas tiram vantagem do nome que é bastante conhecido e da aparência semelhante, então cervejeiros iniciantes não confundam a Pilsen!


Marcadores: , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home