terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

EVENTOS CERVEJEIROS POR VIR

A lista de eventos cervejeiros desse ano é longa mas para o post não ficar chato e a gente não perder nenhum, vamos falar deles mensalmente.
 
Nesse final de semana (28/02), teremos o Dama Bier Fest , Uma comemoração do aniversário da cervejaria de Piracicaba que além de todos os rótulos da Dama, irá apresentar em primeira mão 2 novas cervejas, a Dama Y'iara uma colaborativa com a Cervejaria Nacional feita exclusivamente para a festa e Dama Reserva uma cerveja produzida em comemoração aos 5 anos da Dama Bier.
Além disso, a festa traz outras cervejarias artesanais brasileiras como : Cervejaria Seasons de Porto Alegre, Saison de Caju, Weird Barrel, WAY e Cervejaria Wäls e a Cervejaria Invicta. O Dama Bier Fest vai ser um festão e diariamente a marca publica na página do Facebook mais informações do evento.
Já sabemos que vai rolar música e opções de comidinhas deliciosas, mas essas não estão inclusas no valor do ingresso :( .

Gostou? Compre já seu ingresso aqui:
https://www.sympla.com.br/dama-bier-fest__27807

Já em março, dos dias 11 a 14 acontece o Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau. Este é e considerado o maior encontro do setor do país, celebrando o mercado de cerveja artesanal, com degustações, palestras e workshops, shows de música, gastronomia entre outros. São mais de 600 rótulos, entre nacionais e importados, são esperados para o evento.
Durante o Festival acontece também o Concurso Brasileiro de Cervejas com o objetivo de elevar e promover a qualidade da cerveja brasileira. A última edição foi um sucesso com mais de 414 cervejas, 76 estilos e 81 cervejarias inscritas.

Curtiu?Não perde tempo e compre seu ingresso aqui:
http://festivaldacerveja.com/ingressos

Claro que não dá pra ir em todos os eventos mas com certeza você consegue encaixar uma visitinha para tomar uma cerveja durante o ano né?Então conta para gente se você conseguir passar em alguma das festas!

Marcadores: , , , , , , , ,

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cerveja no palito

A Craft Beer Ice Cream, sorveteria brasileira, lançou ontem o primeiro picolé com cerveja do mundo! O lançamento ja chega com 5 sabores harmonizados no palitinho: laranja com Witbier , damasco com Pilsen, gianduia com Bock, doce de leite com IPA e chocolate belga com Dunkel e a marca já tem novos sabores planejados; são eles saison com frutas vermelhas e coco com Stout.

As receitas foram produzidas com cervejas Therezópolis e os picolés são alcoólicos e cremosos.Por enquanto a versão palito só está disponível para o Rio De Janeiro, no Delirium Café e com quatro vendedores nos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. No entanto você consegue encontrar os sorvetes da Craft Beer em 35 pontos de São Paulo, na versão pote.

Túlio Rodrigues que comanda a linha de sorvetes também é responsável pela criação de produtos gourmet  como azeites, lanchinhos e molhos com ingredientes da cerveja da Brewer Chef que valem a pena provar também.

E aí, se animou?Quem vai pro Rio provar os picolés e contar para gente na volta?
Aproveitem o feriado e se beberem não dirijam!

Marcadores: , , , , , , ,

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A fase delicada da fabricação caseira

A fase mais delicada da fabricação caseira é a transição do quente para o frio, que acontece no final da fervura e o início da fermentação .
No momento da fervura, você pode descontrair e relaxar um pouco, talvez até adicionar mais lúpulo.
Já no final do processo temos o processo mais estático da fabricação de cerveja . Até aqui você fez o seu trabalho e o resto é por conta do fermento . Esse período é o que chamamos de transição.


Fonte: Home Brew Talk

Porque é que esta fase tão importante? Por muitos motivos:
  •  Você arrefecer a cerveja a torna muito suscetível à infecção por isso devemos ter muito cuidado agora. 
  • Sim , a fermentação está a cargo das leveduras, mas, como um bom chefe , você deve guiar seus trabalhadores para o sucesso. Falhe ao definir as condições adequadas e sua cerveja vai pagar o preço . 
  • Há muita coisa acontecendo, dependendo de quão bem preparado você está esse momento pode ser totalmente caótico.  
  • Já que estamos no fim da sua preparação você provavelmente está exausto, e talvez até um pouco bêbado e por isso é muito fácil de esquecer alguma coisa neste momento. 
Por isso seguem aqui uma lista de materiais que você deve deixar a mão e já higienizados: fermentador, funil, lúpulo, tubos, equipamento de aeração,  colher para whirlpool , termômetro e câmara de fermentação.
A maneira mais infalível para lembrar de tudo é trabalhar a partir de uma lista de verificação. 

Prepare-se para a decolagem
Esta etapa , ou etapas, fazem a maior diferença na qualidade da  cerveja. Você precisa definir as condições ideais para a fermentação.

Fonte: Home Brew Talk
Aqui estão os principais passos para se preparar para a fermentação :
  • Reserve fermento suficiente. Use uma calculadora de levedura para descobrir o quanto você precisa. Em suma : utilize somente fermento limpo e saudável. 
  • Arejar usando oxigênio puro é o ideal, mas se não for possível chacoalhe o fermentador por pelo menos 60 segundos. 
  • Aumentando a temperatura - escolha uma temperatura e faça o melhor para atingi-la .
  • A temperatura de fermentação - você nem sempre fermenta à temperatura exata. Uma prática comum é deixar a cerveja esquentar para um temperatura superior. É uma boa idéia iniciar a fermentação com um planejamento de qual temperatura  você quer alcançar.
***Esse texto é baseado no texto de Billy Broas, líder da Academia de Homebrew , onde você pode encontrar dicas , vídeos e cursos online para cervejas de classe. Ele é co- autor do livro Craft Beer para o homebrewer, um juiz certificado de BJCP , e sua filosofia de cerveja é que " todos nós devemos ser geeks de cerveja , não snobs de cerveja. "

Marcadores: , , , , , ,